Fundação Cultural comemora aniversário de Jorge Amado

Na próxima quarta-feira (10) Jorge Amado completaria 99 anos, caso estivesse vivo. Para comemorar a data, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Fundação Cultural, está organizando uma extensa e diversificada programação de eventos, que se estende até o dia 26 deste mês. Além de festejar 99º aniversário do escritor grapiúna, os eventos marcam a abertura oficial da programação alusiva ao centenário do autor de títulos mundialmente conhecidos como “País do Carnaval”, “Capitães de Areia” e “Gabriela, Cravo e Canela”.

Na opinião do presidente da Fundação Cultural e coordenador do evento, Maurício Corso, o projeto 99+1 contempla o presente sem esquecer o futuro, “sendo o projeto embasado por uma série de iniciativas que vão englobar outras esferas como a educação e o turismo, deixando um legado para as próximas gerações, além de homenagear o escritor que revelou nossa terra e todas as suas belezas e riquezas para o mundo”. A iniciativa é fruto, pontuou Maurício, de várias reuniões e encontros, iniciados há cerca de um e meio, entre representantes da Fundação Cultural, da Universidade Estadual de Santa Cruz, entre outras entidades.

O ponto alto das comemorações – dia 10 – será iniciado com alvorada de fogos das 7 horas às 7h15min; seguido de culto ecumênico, com início das 7h30min, na praça Dom Eduardo. Familiares do escritor Jorge Amado, autoridades da região e comunidade em geral devem participar da celebração religiosa, que contará com representantes do catolicismo, protestantismo, espiritismo e do candomblé. Às 8h30min será realizado o Café Cultural no Bar Vesúvio e, em seguida, o Teatro Municipal de Ilhéus sedia o 9º Encontro Regional do Proler, que este ano traz o tema “A narrativa de Jorge e a representação do Amado Sul-baiano”.

Durante todo o dia, estudantes e professores realizam visitas guiadas à Casa de Cultura Jorge Amado, enquanto que no Centro de Convenções serão realizados 10 minicursos do 9º encontro Regional do Proler, com ênfase nas áreas de ilustração, literatura, gastronomia, cultura e turismo, das 14 às 18 horas. No dia 11, a Fundação Cultural dá início oficial aos preparativos rumo ao centenário do escritor e o segundo dia de encontro do Proler, segue no Centro de Convenções, com a performance de dança “As mulheres de Jorge”; a conferência “O imaginário do cacau na literatura sul-baiana: da produção ficcional ao consumo”; lançamento do concurso Lápis na Mão, iniciativa da TV Santa Cruz, em parceria com o Proler e a Uesc. Também estão previstos a apresentação de projetos de leitura desenvolvidos pelas escolas e empresas da região, oficinas e recital.

Receptivo diferenciado – Todos os vôos com chegada prevista para o próximo dia 10 no Aeroporto Jorge Amado serão recebidos por um receptivo formado por baianas e atores caracterizados de personagens da literatura amadiana, como Gabriela e Nacib. Graças a uma parceria com a Infraero, explica Maurício Corso, todas as pessoas que chegarem a Ilhéus pelo Aeroporto receberão ainda material informativo sobre a cidade e sobre a programação alusiva ao projeto 99 + 1.

Dona Flor e seus dois maridos – Do dia 11 ao dia 14, o Teatro Municipal de Ilhéus recebe um dos espetáculos mais premiados dos últimos anos: Dona Flor e Seus Dois Maridos. Inspirado na obra de Jorge Amado, a peça integra as comemorações do primeiro dia rumo ao centenário do escritor e abre a turnê 2011 do espetáculo, em cartaz desde 2007 e visto por mais de 600 mil pessoas.

Para contar essa história de sucesso, o diretor Pedro Vasconcelos escalou Carol Castro como Flor, Marcelo Faria como Vadinho e Duda Ribeiro como Dr. Theodoro, além de mais 11 atores de grande talento: Ana Paula Bouzas, Marcello Gonçalves, Elvira Helena, Candé Faria, Marco Bravo, Lidiane Ribeiro, Luiz Antonio do Nascimento, Lis Schwabacher, Lisieux Maia, Carla Cristina e Fabio Nascimento. Considerada um dos clássicos da literatura brasileira, a obra conquistou o público no cinema, na TV e no teatro. A história acontece na Bahia ambientada nos anos 40, com muita música, dança, comida e festa. As sessões serão realizadas sempre às 21 horas, exceto no domingo, que iniciará às 19 horas.

Deixe um comentário