Banco da Vitória Abandonado.

SDC17934 - Copia

Por Roberto Carlos Rodrigues.

Como sabido por algumas pessoas, passei três semanas em Banco da Vitória e uma triste realidade me assustou bastante. A nossa comunidade está se desenvolvendo muito bem quanto aos aspectos das iniciativas privadas, com significativas melhorias nas casas e nos comércios. Porém, quanto a infraestrutura pública, como as ruas, praças e demais logradouros a situação é alarmante, para não dizer cruel e vergonhosa.

Em Banco da Vitória, nos últimos anos, diversas novas casas foram construídas e outras tantas foram reformadas. Ver-se belos pequenos prédios na maioria das ruas da nossa comunidade. Muitas residências avarandadas ostentam construções com dois ou três andares, o que identifica a melhoria da qualidade de vida da nossa gente.

Contudo, o bairro, aos olhos da administração ilheense está totalmente carente. Ruas sem calçamentos, outras esburacadas, muitas intrafegáveis. O mato tenta engolir as toscas vielas. Ver-se esgoto correndo a céu aberto em diversas ruas e principalmente perigosos buracos nas vias públicas.

A Rua do Campo está quase intrafegável. A praça Feliciano de Assis mais parece um pasto entregue as tiriricas. A antiga quadra da Rua Dois de Julho foi destruída. A Ruinha na mesma situação. Nos loteamentos, buracos gigantescos servem de fontes de intransponíveis lamaçais. No Alto da Bela Vista o calçamento está irregular e cheio de buracos. A praça deste logradouro, também jaz abandonada.

Se fosse citar as ruas com calçamentos regulares ou sem buracos em nossa comunidade, apenas duas ou três destas se salvariam. O resto é um buraco só.

Pode-se dizer claramente que não ser ver a presença do poder público em nossa comunidade, quanto aos aspectos estruturais.

Há algumas melhorias percebidas como a estrutura educacional do bairro, a manutenção do Posto de Saúde e do Posto Policial. E só.

A administração do bairro não tem nem local para funcionar e apenas dois servidores públicos varrem as ruas, um dia sim um dia não. Além disso, nada mais.

O Campo de Futebol está quase abandonado. Nas traves nem redes têm. Os muros do campo, cobertos de musgos e limos, denunciam seu distrato. Na rua São Pedro, um buraco assassino atocaia os desavisados. Na Rua da Represa um maldito esgoto corre sobre as pedras e dificulta a passagem das pessoas. No início da antiga Rua do Matadouro, uma cratera gigantesca encontra-se pronta para engolir os desavisados. Na subida do Alto do Iraque, buracos e valas abundam a via. Quando chove, o povo desse local desce segurando nos arames das cercas.
Toda essas irregularidades denunciam o abandono da nossa comunidade e ofuscam as melhorias que muita gente humilde tem feito em suas residências.

Vale frisar que por todas as ruas de Banco da Vitória ver-se novas construções de imóveis ou reformas de casas e implantações de pontos comerciais. Porém, as vias públicas estão deploráveis.

Não convêm nesse momento tentar entender a difícil situação financeira da administração de Ilhéus, nem seus entendidos argumentos e extensas explicações. Porém, quanto aos aspectos do poder público em Banco da Vitória, nada melhorou nos últimos tempos. Nada mesmo.

Posso falar isso porque visitei todas as ruas da nossa comunidade e vi, – como se dizia antigamente -, com meus próprios olhos, o descaso social.

Também não adianta culpar o eleitor de Banco da Vitória pelo descaso que ser ver na localidade, uma vez que essa mesma situação se ver em muitos bairros ilheenses. Alguns, até com dois ou três vereadores eleitos. Ou seja, o abandono público não é demérito apenas da nossa comunidade.

Uma coisa é certa: o povo de Banco da Vitória tem motivos e razões de sobra para não acreditar em nenhuma promessa de políticos. Sejam estes municipais, estaduais ou federais.

Eu endosso essa falta de fé pública e assevero que não estamos enganados com as nossas descrenças. Temos motivos de sobra para não acreditarmos em ninguém.

Banco da Vitória pena, sofre e suplica melhorias públicas e, como um mudo, apenas conversa com as pedras.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s