Macarrão ao Molho de Azeite de Dendê

Por Roberto Carlos Rodrigues

6-molho

Quando você ouvir alguém falar que já viu de tudo neste mundo, pergunte se ela já viu (e comeu) macarrão ao molho de azeite de dendê. Provavelmente, se essa pessoa não for de Banco da Vitória, ele nunca viu essa nobre iguaria e não sabe o que está perdendo.

Comenta-se pelas cozinhas do mundo a fora que a origem do macarrão é disputada por chineses, italianos e árabes. Segundo alguns queimadores de panelas, foi Marco Pólo, aventureiro italiano do século 13, que teria trazido o macarrão da China para a Itália. No Brasil, o macarrão foi trazido pelos imigrantes italianos no final do século dezenove só e se popularizou entre nossa gente nos anos setenta do século passado. Quando então “ a pasta’ deixou de ser comida de italianos e se tornou coadjuvante da boia de muitos brasileiros.

Já o azeite de dendê, outro ingrediente do nosso prato peculiar, tem origem no oeste da África e foi introduzido no período do Brasil Colônia pelos escravistas portugueses e até hoje faz parte da comida do nordestino, principalmente dos baianos.

LEIA O ARTIGO COMPLETO AQUI: https://bancodavitoria.wordpress.com/livros-prosas-e-causos/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s